Notícias

ADM RÁDIO

ADM RÁDIO

Com o objetivo de lembrar a sociedade sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado ontem, 18 de maio, foi realizada uma blitz educativa na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, região sul de Londrina. A ação foi organizada pela Rede Intersetorial de Proteção Social à Criança e ao Adolescente do território sul. Outras entidades de Londrina também realizaram ações de conscientização nesta data.

Por meio da iniciativa, alunos da rede municipal de ensino e de instituições socioassistenciais entregaram, aos motoristas que transitavam pela avenida, girassóis de papel confeccionados pelas próprias crianças e panfletos com orientação sobre o tema. A flor amarela é símbolo da Campanha Faça Bonito, do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O elemento remete a uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Participaram da ação o Conselho Tutelar, as secretarias municipais de Educação (SME), de Assistência Social e de Saúde, Guarda Municipal, Política Militar, Vara da Infância e da Juventude, Vara do Adolescente em Conflito com a Lei e Promotoria de Justiça da Infância e Juventude.

Números

O Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidados e Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência publicou uma Nota Pública ressaltando a importância do Dia 18 de Maio. Traz, ainda, números recentes sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. O documento aponta que em Londrina, entre o período 2019 e abril de 2022, foram notificados 760 casos de violência sexual na população de zero a 17 anos, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná. “Considerando a possível subnotificação dos episódios de violência, este Comitê conclama toda a sociedade e, sobretudo, as instituições que atendem crianças e adolescentes, para que denunciem e notifiquem os casos que envolvam suspeita de violência sexual”, cita a Nota Pública.

Como denunciar

Em caso de suspeita ou conhecimento de casos de violência ou exploração sexual contra criança ou adolescentes, é possível formalizar a denúncia pelo telefone do Conselho Tutelar, número 125, ou no Disque Direitos Humanos, número 100.

Sobre a data

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000 por Lei Federal, em memória à menina capixaba Araceli Cabrera Sanches Crespo, de oito anos de idade. A menina foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta, no dia 18 de maio de 1973.

Os suspeitos de cometerem o ato eram jovens de classe média alta e o crime ficou impune.

Créditos: Tem Londrina

O Londrina Esporte Clube (LEC) continua sem vencer fora de casa no Campeonato Brasileiro da Série B. A derrota desta quarta-feira (18) foi para o CRB, por 1 a 0, em Maceió. A equipe alagoana estava na lanterna da competição e conseguiu a reabilitação, saindo momentaneamente da zona de rebaixamento.

O gol foi marcado aos 26 minutos da primeira etapa. Richard deu o passe para Fabinho dentro da área, que ganhou a dividida de Saimon e tocou para trás, Anselmo Ramon sem marcação dominou e bateu para o gol livre.

Com o resultado, o Tubarão continua na 13ª colocação, somando apenas oito pontos.

Créditos: Tem Londrina

Mais um viaduto de Londrina tornou-se um ponto turístico para a cidade. No último domingo (15), artistas e alunos do Programa Caminhos do Graffiti, realizado pela Prefeitura em parceria com o Coletivo CapStyle e Associação Londrinense de Circo, levaram a arte de rua para o viaduto da Avenida Juscelino Kubitschek que cruza a Avenida Dez de Dezembro.

Este foi o sexto viaduto contemplado pelo programa, que é inédito em Londrina e teve início no mês de fevereiro. Além de grafitarem sete estruturas na Dez de Dezembro, os artistas também conduzem oficinas de formação para jovens. E, dentre os 20 alunos, dez contam com bolsa de incentivo, no valor de R$500, para que possam permanecer no programa e participar de todas as atividades.

O tema desta etapa do Caminhos de Graffiti foi a história do rádio e TV em Londrina. Na condução dos trabalhos, esteve o artista Tadeu Roberto Fernandes de Lima Junior, mais conhecido como Carão, um dos fundadores do Coletivo CapStyle. Participando como artista convidado, veio a Londrina o chileno Rotka, que atualmente reside em São Paulo.

Agora, quem passar pelo viaduto da JK sobre a Dez de Dezembro vai reconhecer o Palhaço Picolino, que foi uma das principais atrações da TV Coroados por quase 30 anos e era interpretado pelo artista circense Ricardo Queirolo, já falecido. Os grafites também retratam uma câmera de TV e um micro system portátil, ambos em modelos de décadas atrás, e notas musicais.

Segundo Carão, as atividades executadas por meio do Caminhos de Graffiti estão formando uma nova geração de artistas para a cidade. Além de participarem dos encontros teóricos, os alunos dão apoio na pintura dos viadutos. “As oficinas foram muito legais de ministrar. Como já era a sexta semana, eles já estavam bem desenvolvidos no tema e, agora, estão preparados para pintar livremente, sem os nossos olhos”, citou.

O artista acrescentou que os integrantes do CapStyle estão muito satisfeitos por participarem desse programa, em parceria com a Prefeitura e a Associação de Circo de Londrina. “Esperamos poder fazer em outros pontos da cidade, já que Londrina tem bastante viadutos. Agora entramos na reta final, e na próxima semana finalizaremos este projeto pintando as pilastras do elevado na rotatória do shopping Boulevard, completando assim os sete viadutos”, adiantou.

O tema da próxima e última etapa do programa será a diversidade. As oficinas serão todas no viaduto, próximo à rodoviária, entre os dias 23 e 27 de maio. Devem participar 12 grafiteiros.

O presidente da Associação Londrinense de Circo, Paulo Líbano, destacou que este programa é o primeiro em que a Prefeitura aporta recursos diretamente para um projeto cultural de grafite. “Um dos resultados dessa ação é que o grafite está ganhando um espaço muito amplo na cidade, desmistificando o preconceito que muitos ainda têm. E a repercussão está sendo ótima, acredito que vai abrir portas para novos projetos. É um avanço muito grande para Londrina, além de dar o devido reconhecimento a esses artistas que estão aqui, mas tem renome internacional”, frisou.

O projeto Caminhos de Graffiti recebe patrocínio da Prefeitura e foi selecionado por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura. O valor investido pelo Município no projeto é de R$ 280 mil.

Créditos: Tem Londrina

A atleta londrinense Júlia Rocha Ribeiro, de 17 anos, da equipe do Londrina Atletismo está classificada para a final nos 400 metros rasos da Gymnasíade, considerada a maior competição escolar do planeta, que está sendo disputada na Normandia, na França.

Júlia venceu a semifinal com o melhor tempo entre todas as atletas, marcando 55’42. Já Nicole Braz Domene, de 18 anos, terminou na quarta colocação em sua série e não avançou. A final será na sexta-feira (20), às 7h25 do horário de Brasília.

A londrinense vive uma grande fase na carreira e coleciona resultados expressivos em 2022, como o título sul-americano sub-20. Júlia é a atual líder do ranking nacional e do sul-americano sub-20 nos 400m rasos e também foi campeã paranaense. A jovem é a 19ª colocada do ranking mundial Sub-18 da prova dos 400 metros. Júlia e Nicole também foram campeãs brasileiras sub-20 no revezamento 4×400 misto.

“São resultados importantíssimos para nossa equipe. Ter uma atleta na final e com o melhor tempo é maravilhoso, assim como ver a Nicole representando o Brasil em uma competição tão grande no atletismo mundial”, comemorou o técnico do Projeto Londrina Atletismo, Gilberto Miranda.

Antes da final dos 400 metros, Júlia e Nicole disputam hoje o revezamento medley 1, e na sexta-feira (20) o revezamento medley 2.

Créditos: Tem Londrina

A Secretaria de Saúde de Londrina registrou mais óbitos causados pelo coronavírus no boletim desta quarta-feira (18). As vítimas são duas mulheres de 78 e 88 anos. Outro dado importante divulgado nesta quarta, é a explosão de novos casos da doença no município.

São mais 355 diagnósticos positivos nas últimas horas, elevando para 954 o número de casos ativos. Desde o início da pandemia, 2.507 londrinenses perderam a vida e 134.003 foram contaminados.

A média móvel de casos subiu para 207 registros confirmados por dia.

De acordo com os dados, 31 londrinenses estão internados, sendo 9 em UTI e 22 em enfermaria.

Créditos: Tem Londrina

A Câmara Municipal de Londrina aprovou, em primeiro turno, o PL (projeto de lei) que vai permitir a construção da sede própria do 30º BPM (Batalhão de Polícia Militar) na região Norte de Londrina. O projeto, de autoria do prefeito Marcelo Belinati (PP), foi discutido em regime de urgência durante a sessão desta terça-feira (17). A votação em segunda discussão está prevista para a sessão desta quinta-feira (19).

A proposta altera a lei nº 12.075/2014, que autorizou a doação de um terreno do município para o governo do estado construir a sede da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, transformada, no mês passado, em 30º BPM. Além de alterar a nomenclatura, a proposta altera o prazo para início das obras, para 24 meses a partir da publicação da lei. 

Conforme a justificativa do PL, é necessário atualizar a lei que doou o terreno para se efetivar a construção do batalhão. O major Marcos Tordoro, comandante do 30º BPM, disse aos vereadores que, após a publicação da lei, a Secretaria Estadual de Segurança Pública deve dar início à licitação para escolher a empresa que fará a obra. "Estamos esperando a lei, para que possamos anexá-la ao protocolo que está aberto e a encaminhemos a Curitiba, com o objetivo de iniciar todo o processo e as licitações para a execução da obra", informou.

O terreno, de 6.318,79 metros quadrados, está localizado na esquina da Avenida Saul Elkind com Rua Carlos Galhardo, no Conjunto Habitacional Manoel Gonçalves II, região Norte de Londrina. Conforme a justificativa do projeto de lei, a doação do terreno já foi concluída e o local está registrado em nome do Estado do Paraná. A área de cobertura do batalhão compreende a regiões Norte de Londrina e parte das zonas oeste e leste, além de Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis, Alvorada do Sul, Ibiporã e Jataizinho, estas duas últimas recentemente incorporadas ao batalhão.

 

O conjunto de semáforos instalados no cruzamento da Avenida Leste-Oeste com a Travessa Belo Horizonte e a Rua Belém, na região central de Londrina, são os novos dispositivos que estão sendo acionados pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Com a ativação, os movimentos de acesso, cruzamento e retorno à Leste-Oeste, a partir da Travessa Belo Horizonte ou da própria avenida, passarão a ser disciplinados pelos semáforos, sem qualquer supressão de fluxo. Segundo a diretoria Trânsito da CMTU, o início da operação trará mais segurança para pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas, melhorando a fluidez do tráfego na região. “Além dos semáforos, o local contará com faixas de segurança”, ressaltou o diretor de trânsito, Major Sérgio Dalbem.

Segundo ele, a medida vem para complementar o trabalho executado na interseção da Leste-Oeste com as ruas Amapá e Manaus, localidade que passou a contar com sinaleiros na última quinta-feira (12). “Com o término das ações na altura da Travessa Belo-Horizonte, todos os cruzamentos da avenida estarão devidamente semaforizados”, disse Dalbem.

Àqueles que utilizam a via com frequência, Dalbem recomenda atenção para a novidade e respeito à nova sinalização. Neste início de funcionamento, a CMTU irá monitorar a área e, caso seja necessário, poderá fazer ajustes no tempo dos dispositivos.

Créditos: Tem Londrina

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convocou 105 candidatos aprovados no Teste Seletivo n° 11/2022. Eles devem comparecer na sede da SMS, nesta semana, para o aceite de vaga e apresentação de documentos pessoais, mais as vias originais dos títulos acadêmicos e profissionais.

No edital n° 35/2022, foram chamados sete candidatos para a função de assistente de Gestão em Serviços de Saúde, que devem comparecer na SMS na quinta-feira (19), a partir das 9h.

E para apresentação neste sábado (21), foram convocados 16 enfermeiros e 82 auxiliares de Enfermagem, totalizando 98 profissionais. O edital n° 36/2022 indica o horário que cada candidato deverá comparecer, entre 8h e 12h. A sede da SMS fica na Avenida Theodoro Victorelli, 103, Jardim Helena.

Todos os candidatos convocados que não comparecerem, ou não levarem os documentos exigidos, serão desclassificados. 

Após a conferência e validação dos documentos, os candidatos firmarão contrato com o Município pelo período pré-estabelecido de 12 meses. Esses profissionais temporários vão exercer suas atividades na Secretaria Municipal de Saúde, reforçando as equipes de atendimento.

Créditos: Tem Londrina

A Secretaria de Saúde de Londrina não registrou óbitos causados pelo coronavírus no boletim desta terça-feira (17).

São mais 241 diagnósticos positivos nas últimas horas, elevando para 846 o número de casos ativos. Desde o início da pandemia, 2.505 londrinenses perderam a vida e 133.648 foram contaminados.

A média móvel de casos subiu para 202 registros confirmados por dia.

De acordo com os dados, 26 londrinenses estão internados, sendo 8 em UTI e 18 em enfermaria.

Créditos: Tem Londrina

 

A Secretaria de Saúde de Londrina registrou mais um óbito causado pelo coronavírus no boletim desta segunda-feira (16). A vítima é um homem, de 94 anos, internado em hospital filantrópico desde 12 de maio.

De acordo com os dados, são mais 202 diagnósticos positivos nas últimas horas, com 796 casos ativos. Desde o início da pandemia, 2.505 londrinenses perderam a vida e 133.407 foram contaminados.

 A média móvel de casos está em 195 registros confirmados por dia.

De acordo com os dados, 25 londrinenses continuam internados, sendo 8 em UTI e 17 em enfermaria.

Créditos: Tem Londrina

Página 1 de 191
REDES SOCIAIS:
Image
Image
RÁDIO NORTE 100.3
CONTATO@RADIONORTELONDRINA.COM.BR
(43) 3367-4003

Um novo conceito em rádio!
Image
RÁDIO NORTE 100.3
CONTATO@RADIONORTELONDRINA.COM.BR
(43) 3367-4003

Um novo conceito em rádio!
Image